O município de Nova Olinda do Maranhão foi criado em 10 de novembro de 1994 pela lei Nº 6.159.[7]
A historia de Nova Olinda do Maranhão tem seu inicio exatamente no ano de 1963, com a chegada do senhor Antonio Araújo da Silva (Antonio Ferreira) com sua esposa do Maria Oneide, ainda chegaram as famílias de Antonio Feitosa Bezerra (Gurupi), Pedro Sois, Acelino Bezerra, João Bezerra e Gonçalinho Porfírio. Todos vinham buscar terras que fossem férteis para o cultivo do arroz, mandioca, milho, feijão e outros produtos. Naquele mesmo ano foram feitas as primeiras aberturas nas matas. As primeiras habitações (Barracos) foram feitos onde é atualmente o cemitério local e próximo à atual Rua da Igreja, pois havia água nas proximidades no chamado igarapé do barraco. No ano de 1963, no dia 03 de fevereiro, Antonio Ferreira trouxe sua esposa à senhora Maria Oneide de Azevedo, a quem se atribui o nome de Nova Olinda, esse nome era o mesmo de um povoado que eles haviam morado nas margens do rio Parnaíba (lado maranhense), foi confeccionado uma placa e colocado nas proximidades do bairro Trator(Bem vindos a Nova Olinda)
Primeira Missa - Foi rezada no ano de 1964 pelo Padre Joaquim em uma residência, nos anos seguintes as missas foram realizadas na Igreja velha (Capela atual de Santa Terezinha)
Primeiro Nova-olindense - Raimundo Nonato Bezerra, foi o primeiro nascido em Nova Olinda em 31 de agosto de 1964, filho de Acelino Bezerra, parto realizado em casa de dona Maria Oneide.
Nos anos seguintes surgiram mais habitações, surgindo então os primeiros bairros, o Trator foi o primeiro a formar-se, depois bairro da piaba. Em 1973, chegam os missionários (Robert e Dollores), vindos dos Estados Unidos, que moravam onde é atualmente a rua dos Americanos (a rua era chamada antes da chegada dos missionários de "Faca Larga" por causa de um morador que possuia um faca nesse formato.Eles tinham o trabalho de evangelização junto aos indígenas (URUBUS KAAPOR). O casal trouxe várias mudas e sementes de acerola, abóbora, pepinos e o mais destacado o guaraná, eles tinham uma panela especial para fazer conservas de alguns produtos. Nos anos seguintes a localidade recebeu varias famílias vindas de outras regiões e outros estados, todos vinham em busca de melhores dias, o trabalho básico eram a agricultura e exploração da madeira. Com a nova abertura da estrada (BR 316) o povoado foi crescendo de forma gradativa, sendo em poucas décadas destaque na região. Alguns estados como Ceará, Piauí, Pernambuco e Alagoas, contribuíram para a formação do nosso povo. Nova Olinda tem atualmente 7 bairros, sendo eles o Bairro Novo, da Piaba, Sales, Vila Iracy, Vila Esperança, do Trator, Centro
Em pleno verde ao esplendor celeste
Solo fértil, brava gente descobriu
Às margens do riacho Santo Antônio
Teu risonho, lindo céu de encantos mil;
Junto aos nativos, grupos imigrantes
Relutante, povo forte reuniu
És por méritos dos heróis dentre essa gente
Independente, Nova Olinda, mãe gentil.
Viva ainda a liberdade!
Que merece nossa gente;
Nova Olinda independente,
O novo dia já raiou.
Lindas paisagens, flores, verdes montes,
O horizonte, lá distante a deslumbrar
A oeste maranhense Nova Olinda
Tens ainda, um patrimônio a preservar,
Desfrutando ao calor do sol luzente
Das vertentes, dos recursos naturais
Mas de forma sustentável fauna e flora
Cuidando agora, das questões ambientais.
Livre sem rivalidade!
Vivas tu, perante a Deus;
Nova Olinda os filhos teus,
Em unidade, paz e amor.
O verde grande símbolo que retrata
Nossas matas nos comove ao contemplar
Nas cores do estandarte a cada instante
O deslumbrante azul do céu nos faz lembrar
O branco desta paz que prevalece
Resplandece, ao brilho da luz natural
O amarelo neste solo cultivado
É conseguido a tua lavoura principal.
Viva ainda a liberdade!
Que merece nossa gente;
Nova Olinda independente,
O novo dia já raiou.
Tens na diversidade da cultura
A mistura, lá dos nossos ancestrais
Agricultura e pesca imprescindíveis
Nas crendices, do folclore os rituais
Que a escola seja símbolo de esperança
Da criança e nosso povo mais feliz
No esporte crescerá com mais virtudes
Tua juventude, a prosperar neste país.
Livre sem rivalidade!
Vivas tu, perante a Deus;
Nova Olinda os filhos teus,
Em unidade, paz e amor.
MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA DO MARANHÃO
Lei n° 6.159 de 10 de Novembro de 1994. Cria o Município de Nova Olinda do Maranhão e dá outras providências.
O Governador do Estado do Maranhão,
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa do Estado decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO
Art.1° - Fica criado o Município de Nova Olinda do Maranhão, com sede no Povoado Nova Olinda, a ser desmembrado do Município de Santa Luzia do Paruá, subordinado à comarca de Santa Luzia do Paruá.
Art.2° - O Município de Nova Olinda do maranhão limita-se ao Norte com o Município de Santa Luzia do Paruá; a Leste com o Município de Santa Helena; a Oeste com o Município de Santa Luzia do Paruá e ao Sul com o Município de Araguanã.
LIMITES TERRITORIAIS
a) Com o Município de SANTA HELENA:
Começa no ponto de interceptação da estrada carroçal que vem e passa nas quadras XVII, XVI e XV com a linha de limite entre os municípios de Santa Luzia do Paruá e Santa Helena; daí segue pelo alinhamento reto na direção aproximada do Sul, linha definida entre a passagem da linha do Telégrafo Nacional sobre o rio Turiaçú e sobre o rio Urubuçu até seu ponto de interceptação com o talvegue do rio Turiaçú, no Povoado Alto Turi.
b) Com o Município de ARAGUANÃ:
Começa no ponto de cruzamento da linha do antigo Telégrafo Nacional com o talvegue do rio Turiaçu, no Povoado Alto Turi; daí segue pelo talvegue do referido rio à montante até seu ponto de interceptação com o alinhamento da área Indígena Alto Turi, no Povoado Cacuri.
c) Com o Município de SANTA LUZIA DO PARUÁ:
Começa no ponto de interceptação do talvegue do rio Turiaçu com o alinhamento da área Indígena Alto Turi; daí segue pelo referido alinhamento na direção Noroeste até seu ponto de interceptação com a estrada carroçal da quadra B6 da Companhia de Colonização do Nordeste (COLONE), daí segue pela referida estrada da B6 até seu ponto de interceptação com a Rodovia BR-316, no Povoado Monte Alegre, inclusive; daí segue pela BR-316 até seu ponto de interceptação com a estrada carroçal da COLONE, passando nas quadras XVII, XVI e XV até o limite entre os municípios de Santa Luzia do Paruá, Santa Helena e Nova Olinda do Maranhão, ora criado.
DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
Art.3° - Nos quatro primeiros anos da instalação do Município de Nova Olinda do Maranhão serão observadas as seguintes normas constitucionais:
I – A Câmara Municipal será composta de nove Vereadores;
II - A Prefeitura Municipal terá no máximo cinco Secretarias;
III – As despesas orçamentárias com pessoal não poderão ultrapassar a cinqüenta por cento da receita do Município.
Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Mando, portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e a execução da presente lei pertecerem que a cumpram e a façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado Chefe da Casa Civil do Governador a faça publicar, imprimir e correr.
Palácio do Governo do Estado do Maranhão, em São Luis, 10 de novembro de 1994, 173º da Independência e 106º da Republica.
JOSÉ DE RIBAMAR FIQUENE
Governador do Estado do Maranhão
CÉLIO LOBÃO FERREIRA
Secretário de Estado da Casa Civil do Governador
RAIMUNDO NONATO CORRÊA DE ARAÚJO NETO
Secretário de Estado da Justiça
PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL Nº 215 DE 10 DE NOVEMBRO DE 1994
PROJETO DE LEI Nº 335/94
DEPUTADO – JORGE PAVÃO
Este texto não substitui o original publicado em imprensa oficial.