Saúde

Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) promove campanha de vacinação contra a meningite em Nova Olinda do Maranhão
A Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), está promovendo uma importante campanha de vacinação contra a meningite, com o objetivo de proteger a população local contra essa doença grave.

A campanha de vacinação tem como foco a imunização contra os diferentes sorogrupos da meningite, sendo disponibilizadas duas vacinas: a Meningocócica C e a Meningocócica ACWY. Essas vacinas são eficazes na prevenção da doença, oferecendo proteção contra os principais sorogrupos bacterianos causadores da meningite.

A vacinação está direcionada para diferentes grupos prioritários, visando garantir uma ampla cobertura vacinal. Confira os grupos contemplados pela campanha:

Vacina Meningocócica C

Crianças menores de 5 anos de idade (rotina)

Crianças de 5 a 10 anos que ainda não tenham sido vacinadas

Trabalhadores da saúde, que estão em contato direto com pacientes em ambientes hospitalares

Vacina Meningocócica ACWY

Adolescentes de 11 a 14 anos que ainda não tenham sido vacinados

A vacinação está sendo realizada no Centro de Saúde II (SESP), localizado em Nova Olinda do Maranhão. O horário de atendimento é das 08h00 às 11h00 no período da manhã e das 13h30 às 16h30 no período da tarde.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da imunização contra a meningite, uma vez que essa doença pode causar complicações graves e até mesmo levar ao óbito. A vacinação é uma medida preventiva eficaz para proteger a população, especialmente crianças, adolescentes e trabalhadores da saúde, que estão mais expostos ao risco de contágio.

A SEMUS orienta a população a verificar a documentação necessária para a vacinação e seguir as orientações das autoridades de saúde local. A participação ativa na campanha de vacinação é fundamental para promover a saúde e o bem-estar da comunidade, contribuindo para a prevenção da meningite e a redução do impacto dessa doença na cidade de Nova Olinda do Maranhão.

Prefeitura municipal de Nova Olinda do Maranhão