Educação

Inauguração do Polo da UEMA em Nova Olinda do Maranhão marca o início do Programa Ensinar com Cursos Gratuitos

Na manhã deste sábado, 06 de abril, o Ginásio do Complexo Educacional São Francisco de Assis, localizado no bairro Sales, foi palco de um evento marcante para Nova Olinda do Maranhão. A Prefeita Iracy Weba, juntamente com o Deputado Estadual Hemetério Weba, o Prof. Mestre José Paulino, Diretor do curso de Pedagogia do Programa Ensinar, a Prof. Socorro Freitas, Coordenadora do Programa Ensinar na cidade, o ex-secretário de Finanças Ary Menezes, o Presidente da Câmara Municipal Belimário Cabral e a Secretária Municipal de Educação Antonia Maria estiveram presentes para a abertura do Polo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e aula inaugural do Programa Ensinar.

O evento marcou o início da oferta de cursos gratuitos para a comunidade local, com destaque para os cursos de Pedagogia Licenciatura e Letras Licenciatura. Um total de 70 alunos participarão do programa, que representa uma importante oportunidade de acesso ao ensino superior para jovens e adultos da região.

A Prefeita Iracy Weba expressou sua satisfação e gratidão por concretizar esse projeto tão desejado: "Olha, para mim é o maior prazer, era a minha maior vontade, era o meu sonho, é instalar esse programa aqui no meu governo. Foi um pedido que eu fiz ao nosso governo do estado, o Carlos Brandão, quando ele veio aqui na nossa cidade foi um dos meus primeiros pedidos que eu fiz juntamente com o Deputado Estadual Hemetério Weba e ele me atendeu e hoje eu estou com grande prazer de poder estar participando desta inauguração, desta aula inaugural e inaugurando o polo da UEMA de Nova Olinda do Maranhão."

Já o Deputado Estadual Hemetério Weba ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade local: "Eu vejo muito satisfeito, eu fico muito satisfeito, feliz, não somente eu, como todos que moram aqui e aqueles alunos também de municípios vizinhos que estão hoje cursando a sua universidade aqui de graça,A UEMA é uma universidade do Estado do Maranhão onde dá de graça todos os cursos. Nós iniciamos com dois cursos."

O Prof. Mestre José Paulino, Diretor do curso de Pedagogia do Programa Ensinar, enfatizou a relevância da parceria entre a universidade e a comunidade local: "A educação, ela por muito tempo foi concebida como despesa, hoje ela é um investimento. Então eu penso que hoje a instalação desses dois cursos, Pedagogia e Letras aqui em Nova Olinda, é uma decisão acertadíssima da gestora local em não somente desenvolver talentos, potencialidades, competências, formar pessoas, mas é muito mais impactar nos resultados, indicadores sociais, IDH sobretudo e o IDEB. Portanto, as minhas homenagens a gestora por ter tido essa sensibilidade e essa visão timoneira de firmar convênio com a universidade para oferecer esses dois cursos centrais para educação local."

A expectativa é que nos próximos anos sejam oferecidos ainda mais cursos, proporcionando mais oportunidades de formação para os jovens da região. A ênfase na educação como pilar fundamental para o desenvolvimento foi destacada pelo Deputado: "A educação é o pilar inicial da vida de qualquer ser humano. E é isso que nós estamos fazendo, é isso que vamos fazer."

O compromisso com a continuidade e o aprimoramento do programa foi enfatizado tanto pela Prefeita Iracy Weba quanto pelo Deputado Hemetério Weba, demonstrando o empenho conjunto em oferecer educação de qualidade para a população de Nova Olinda do Maranhão e região.

Secretaria Muncipal de Educação - SEMED

Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão

Governo de todos!

Mais em Educação

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Nova Olinda Do Maranhão

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA DO MARANHãO

Endereço: RUA DO SESP S/N \ CENTRO \ NOVA OLINDA DO MARANHÃO - MA \ CEP: 65274000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00